A cada término de semestre nos é solicitado uma síntese que entrelace as interdisciplinas do semestre e nossa prática em sala de aula.
Neste semestre algo novo foi acrescentado, a utilização do filme indiano, Como Estrelas na Terra como mais um instrumento não somente pra exemplificar os conceitos aprendidos ao longo do semestre como o que acontece no cotidiano escolar. O filme traz importantes considerações sobre como a escolar trata os alunos que não se encaixam nos padrões, apesar de retratar a realidade indiano, percebi que as situações retratadas não diferem muito da minha realidade.Como por, exemplo, o autoritarismo da professora, os rótulos colados em algumas crianças e principalmente a valorização somente do conteúdo em detrimento de outras habilidades.
A síntese é a primeira etapa, entregue o trabalho, nossa atenção volta-se para a produção da apresentação e após a devolução da síntese pelos professores fazer as correções necessárias. Deste modo até a apresentação do workshop nossa atenção mais do que nunca é destinada ao PEAD.
sábado, 9 de dezembro de 2017
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Mudanças
Edgar Morin em seus videos sobre a complexidade e a interdisciplinariedade nos leva a refletir sobre a necessidade de revermos não somente como organizamos o currículo escola mas como pensamos a produção do conhecimento.
Segundo o sociólogo francês não é mais possível que as escolas continuem trabalhando os conteúdos de forma compartimentalizada, em que os aluno não conseguem estabelecer relações entre as disciplinas , e entre estas e o mundo que os cerca. Morin utiliza a metáfora da gavetas para e ilustrar como hoje as disciplinas se organizam nas escolas.
Diante disto, a transdisciplinaridade é o caminho para que estas relações sejam feitas, que o aluno possa se utilizar de mais de uma disciplina para responder seus questionamento,estabelecendo conexões dentro e fora da escola.
No entanto, trabalhar em conjunto, de forma transdisciplinar ainda é um desafio dentro das escolas, muitos professores possuem dificuldade para compartilhar sua aula com um colega,mas de forma gradativa este cenário vem se modificando. Trabalhar em conjunto,integrando as disciplina possibilita a estes alunos ver a mesma situação por óticas diferentes e refletindo sobre o que sendo visto e, partindo disto, ir construindo seu conhecimento. E neste processo a relação entre professor- aluno se modifica, o professor se coloca ao lado de seu aluno como aprendiz, como aquele que aprende com um colega , aluno, mostrando-se como um ser que está sempre se modificando e incentivando seu aluno a buscar sempre novas soluções não se conformando com repostas prontas.
Assinar:
Postagens (Atom)