"Na convivência, o tempo não importa.Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida."
Mário Quintana
Este semestre foi muito intenso. Há cada nova tarefas corria, contra o tempo: ler os textos, elaborar sínteses, participações em Fóruns... E nesta correria, tinha pouco tempo,para refletir sobre as mudanças ocasionadas pelo Pead na minha vida pessoal e profissional.
No entanto, uma atividade que no inicio do semestre parecia tão distante, foi marcada: Workshop de avaliação!!! Então foi um mix de emoções, apresentar um trabalho em Power Point para uma banca, falar em público, enfim, elementos suficientes para me tirar o sono.
Mas passado o susto inicial,refletir sobre este semestre foi muito gratificante. Minha qualidade de vida teve um avanço significativo,pois, agora preciso me organizar para poder realizar as atividades, tanto do Pead como da escola.E esta organização, me possibilitou que os momentos tanto de estudo como de lazer fossem aproveitados na sua totalidade.
Elaborar o Retrato da Escola me fez olhar o entorno da minha escola com mais atenção, percebendo o contexto cultural que meus alunos vivem.Assim como, as reflexões sobre a avaliação,métodos globalizados possibilitaram que refletisse sobre minha prática em sala de aula.Com base nestas reflexões, o portifólio, tem sido construído em conjunto com os alunos,que selecionam as atividades que foram significativos para eles.
Da mesma forma, trabalhando com projetos, tenho buscado um maior envolvimento das crianças tornando a aprendizagem mais significativa, de forma que, elas relacionem o que estão aprendendo na sala com o seu cotidiano.
Quando chegou o dia de apresentar o Workshop... Já tinha enlouquecido todo mundo a minha volta: queriam ir comigo,ensaiar, enfim, todos estavam em polvorosa. Mas o que eu encontrei não foi um ambiente avaliador, claro que, teve as formalidades que este tipo de atividade exige, mas, também encontrei um grupo onde uma torcia e apoiava a outra, o nervosismo de uma era compartilhado por todo o grupo.
E em cada apresentação um olhar diferente, novas aprendizagens sendo construídas. Foi uma noite enriquecedora e os dez minutos, que inicialmente, parecia que durariam uma eternidade passaram na velocidade de segundos.
Tenho certeza que nos próximos Workshop o nervosismo vai ser o mesmo,mas isto também vai significar o quanto cada disciplina me desacomodou, quanto cresci enquanto pessoa e educadora.